domingo, 4 de agosto de 2013

JESUS VEM AOS POUCOS


cultura africana, grega, italiana, norte-americana e alemã . Deem cultura aos católicos.”
Um deles que tinha mais poder do que os outros me agradeceu e disse que discordava de mim. Eu, padre, professor de catequese e comunicação, deveria ser o primeiro a ficar feliz que finalmente alguém estava falando de Jesus 24 horas por dia… Nada foi mudado.
Perderam audiência de maneira chocante. O líder que me repreendeu por que achar que havia Jesus demais naquela emissora, três anos depois deixou a movimento. Ele mesmo ficou saturado.
A reflexão que vem do papa Bento XVI no já mencionado livro, merece atenção especial. Ele fala de catequese progressiva. De um Jesus que vamos assimilando aos poucos. Ninguém está pronto para beber uma garrafa inteira de vinho sem perder a lucidez. Ninguém é capaz de respirar Jesus 24 horas por dia sem perder a lucidez. Vinho não embriaga ninguém. Nem Jesus. O que embriaga é o excesso. Orar demais é tão errado como nunca orar ou orar de menos. A doutrina chamada ascese existe para que encontremos Jesus do jeito certo e na dose certa! Mas diga a um bebedor inveterado que ele está passando do limite. Mesmo caindo de bêbado ele reagirá dizendo que nunca exagerou!
O mesmo Papa lembra que nos evangelhos está uma descoberta progressiva de Jesus. Marcos afirma: És o Cristo. Lc: És o Cristo de Deus e Mateus: És o Cristo, Filho do Deus vivo. Ele chama a esta catequese de uma lenta evolução de aprendizado. Nossa cristologia de hoje não começou no século passado e não vai se cristalizar. Jesus é como ouro: quem procura mais, quase sempre acha mais. Quem não procura, talvez veja o que um outro achou, mas nem sempre lhe dá o devido valor. Quem desesperadamente sai por aí garantindo que seu grupo achou mais do que todos os outros acaba vendendo ganga como se ouro fosse!
Ouça os pregadores, mas cuidado com os que dizem que Jesus lhes revelou tudo. Estes é que não merecem confiança. Jesus foi duro contra eles. Leia Mt 24,24-26.





                                        Pe.Zezinho, Scj. Tirado do Site do Padre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário