terça-feira, 3 de dezembro de 2013

A pregação, o pregador e o Microfone.


Existem milhões de verbos e entre eles está o verbo “pregar”.  Neste pequeno artigo, quero me referir a estas três problemáticas principais: o pregador, a pregação e o microfone. Temos que saber delinear, ou melhor, diferenciar uma coisa da outra. Pregação não é a mesma coisa que pregador, embora sejam inseparáveis. Anunciar Jesus está para muito mais além do que realizar um bom e bonito discurso dialético, se atendo a um microfone, mas nunca se atendo aos textos Sagrados e aos livros dos principais teólogos. Não se pode haver corrida sem antes haver quem corra. Não se pode haver nenhuma ação sem antes haver quem a realize. Sendo assim, sabemos que é impossível que haja uma pregação sem antes haver quem á pregue, mas nem todo pregador precisa de microfone para anunciar Jesus.
Têm pessoas que se proclamam pregadores, mas não sabem o que estão pregando. seus discursos dialéticos não têm fundamentação. Não leram a Palavra de Deus e não escutaram ninguém, não estão preparadas para ir ao povo. Também tem gente que se diz cristão, mas não entende de cristologia, não conhecem a pessoa de Jesus Cristo, suas atitudes não condizem com as atitudes do Cristo e da igreja que diz fazer parte. Saber falar não é o mesmo que ser verdadeiro. É o caso da maioria dos retóricos que se atêm aos microfones, mas sabem que suas palavras são palavras levadas pelo vento, não chegam ao coração de ninguém porque não são verdadeiras.
Temos que ter mais respeito pelas pessoas. A palavra de Deus não é nossa, pertence ao povo, à  Igreja e precisa ser proclamada com sinceridade e sabedoria. Cristo foi, é, e será o maior pregador de todos os tempos. E a única mulher que melhor o conheceu foi a sua mãe Maria, pois ela o acolheu desde a maternidade até a sua morte na Cruz.
Se quisermos ser verdadeiros proclamadores da Palavra de Deus, temos que seguir os exemplos dessas duas pessoas: Maria e seu filho Jesus Cristo. Enquanto aqueles que se atêm aos microfones e aos grandes públicos e multidões, digo que só falar não basta. É muito importante que se tenha  uma boa retorica, mas é preciso que esta seja baseada nas palavras do Cristo e sobre o que o mesmo ensinou e pensou. O microfone não foi feito para que ninguém grite mais alto que o outro, mas como um meio de preservação da voz e para que ninguém fique mudo.

Rogério Ivan Souza de Aguiar 03/12/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário