sábado, 24 de novembro de 2012

DEUS TAMBÉM OS INSPIROU


Passei recentemente aos meus alunos um vídeo, também encontrável no YOU TUBE. Numa aula intitulada “ A comunicação do mundo” levei-os a interessar-se por um excelente musical bíblico, “ Joseph and His amazing Technicolor Dream Coat: “José e seu impressionante manto multicolorido” . O musical é uma aula de catecismo moderno nota dez em quase todos os itens. Excelente trabalho pedagógico feito por dois autores não catequistas, não católicos e totalmente envolvidos na indústria do espetáculo. Enfim é gente “ do mundo” ensinando gente de Deus a evangelizar. Dos mesmos autores são os musicais Jesus Christ Superstar, The Phantom of the Opera, Cats, e dezenas de outros shows de primeira linha: textos, músicas e visual.

Aí, o que desejei passar aos meus alunos. Temos muito que aprender com o que chamamos de “mundo”, “mundão” ou “mundanos” e com a sua comunicação. Dizem o mesmo os Documentos do Vaticano II, de Puebla, de Aparecida e as mensagens dos papas para os dias mundiais de Comunicação ,que acontecem a 43 anos seguidos. O próximo será dia 24 de maio.

Corre pela Internet e por alguns grupos religiosos a mania de depreciar tudo o que não é religioso. Nada mais injusto e nada ais tolo. É como afirmar que Luar do Sertão , Estrela d´alva, e centenas de outras obras primas do cancioneiro popular do Brasil e do Mundo não foram inspiradas por Deus porque não foram escritas por religiosos. É o mesmo que dizer que as canções de letras de um autor que não é do nosso grupo não são ungidas. Se já não é, beira o fanatismo.

O leitor entre no You Tube e acesse “Joseph and his amazing.” Veja e opine. É apenas um dos milhares de exemplos de boa música, bom espetáculo , escrito por pessoas não consagradas, mas que superam de longe o que andamos escrevendo, compondo, dançando e fazendo.

Um aviso aos cantores, músicos, compositores, autores de teatro e catequistas que lidam com a arte para evangelizar:

- SERÍAMOS MELHORES SE FÔSSEMOS MAIS HUMILDES E ADMITÍSSEMOS QUE O MUNDO TEM O QUE NOS ENSINAR. LÁ, SE PRODUZEM OBRAS PRIMAS. APRENDAMOS COM OS NÃO RELIGIOSOS, A QUEM DEUS TAMBÉM INSPIRA. <

Em tempo: os supracitados autores tiveram formação cristã anglicana!

Não admira que acabem escolhendo o caminho do mundo e não o das igrejas. Os que nos seguem pela televisão também bifurcam seus caminhos na hora de decidir. São cristãos pragmáticos. Do templo ou da mídia cristã, ficam com o que lhes agrada e é possível seguir. Depois, se tiverem que fazer laqueadura, vasectomia, aborto, ou se a pessoa que amam já tiver sido casada, optam pelos conselhos dos outros. Concordam de imediato com o doutor que picha a igreja, ou com a simpática apresentadora ou colunista que apóia o aborto e o casamento entre gays.

Em toda parte ouve-se dos novos epicureus e estóicos, em novos areópagos do mundo, a irônica observação feita a Paulo em Atos 17,32: “acerca desse assunto te ouviremos outra vez”. Chamaram Paulo de paroleiro e falastrão. Agora, desmoralizam ou tentam calar as igrejas que defendem o embrião, o feto, os pobres, a vida. Como novos epicureus e estóicos, escolheram encarar a vida de maneira enigmática, a própria morte de maneira dramática e a morte dos outros, a começar do feto, de maneira pragmática. Escolhem a vida ou a morte que mais lhes convém. Querem o direito de decidir quem deve nascer ou morrer e, ainda de quebra, querem o Estado pagando as despesas. A morte do pequeno “outro” que se formava naquele ventre não lhes causa remorso. Declaram pragmaticamente, que ele ainda não tinha todas as características de ser humano, então não era nem filho, nem humano. Extraem-no como se extrai um tumor incômodo e maligno. Se algo os atrapalha, tiram-no do caminho...

A este tipo de sociedade, os documentos da Igreja chamam de civilização de morte. Sou pregador cristão e continuarei pregando, se preciso for, para as paredes. Algum dos meus gritos talvez ribombe e reboe em alguma consciência. Calar, porém, não é possível

                             Texto escrito por/ Pe.Zezinho,scj. Tirado do site do Padre!

2 comentários:

  1. Agradeço a sua visita no blog Pensamentos e variedades catolicas. Para melhor divulgar seu blog o coloquei na Irmandade dos Blogs Católicos. Somos um conjunto de Blogs Católicos que tem por finalidade a evangelização. O nosso orientador principal é o Blog Almas Castelos (http://almascastelos.blogspot.com) Obrigado e que Deus lhe recompense. Angelo Miguel.

    ResponderExcluir
  2. Sim, fico muito grato a vocês por esse trabalho de divulgação, que Deus abençoe atodos

    ResponderExcluir