sexta-feira, 26 de agosto de 2011

QUANDO ALGUÉM NOS ROUBA O NOME




Em tese, eu não deveria me queixar, porque há séculos fazem o mesmo contra Jesus. Dizem coisas que Ele nunca disse e assinam em baixo como se fosse Jesus a dizer. Mal citado e erroneamente interpretado, Jesus perdoa. Quem sou eu para não perdoar?
Zezinho qualquer um pode ser. Nas comunidades lusófonas há milhares, se não forem milhões. Mas Padre Zezinho scj existe apenas um, eu! Adotei este apelido em homenagem às crianças de uma escola Pestallozzi em São Paulo. Ficava perto da paróquia onde eu, padre aos 26 anos, trabalhava. Antes do almoço, eu passava por lá e brincava na areia com aquelas pequenas obras de Deus. Apelidaram-me Padre Zezinho e assim ficou. Acrescentei a sigla SCJ atrás do nome, porque devo o que aprendi aos Padres Dehonianos, (Sagrado Coração de Jesus), congregação católica que apostou em mim.
Nesse ínterim escrevi, cantei, publiquei, a Igreja me acolheu e às minhas obras. Tornei-me conhecido no Brasil e em outros países. Nesse ínterim, também aconteceu a Internet com seus Sites, Facebooks, Twitters e Blogs. Por razões do intenso trabalho que já exerço em rádio, livros, televisão, cursos, shows e trabalhos que me tomam praticamente todo meu tempo, não optei pela comunicação interativa. Sou formiga que não carrega a folha inteira. Levo o que consigo levar… Eu não daria conta de responder a tanta gente.
Aí entraram os outros “Padre Zezinho”. Ocuparam meu lugar usando meu nome sem me pedir licença. Se você entrar no Google e em outros portais descobrirá dezenas 30 “escritores” a usar indevidamente o meu nome, porque nenhum deles pediu permissão. Uma coisa é citar e outra é escrever como se eles fossem eu. Um deles se desculpou e mudou seu site ao entender que isto me feria. Sou-lhe grato. Imagino que outros façam isso porque conseguem respostas. Poderiam usar seu próprio nome, mas devem achar que, fingindo que são eu, conseguem mais interatividade.
***
Sinto-me na obrigação de avisar a quem me lê que, se você recebe alguma resposta “minha” por twitter, facebook, site ou blogspot, está recebendo mensagem falsa. Não tenho tempo de responder por estes veículos. Só estou oficialmente em sete espaços
1-Num blog, padrezezinhoscjoficial.blogspot.com
2-no meu site WWW.padrezezinhoscj.com
3-no site da Catolicanet
4-no site da Paulinas.org.br
5-e na dos dehonianos.
Outros retransmitem meus escritos, pelo que sou grato. Devo muito a eles que acreditam no que penso e escrevo. Mas nenhum deles finge que são eu. O problema é com os que levam os leitões a crer que sou eu a lhes falar e a recomendar livros, pregadores e autores.
6-Tenho um novo twitter oficial: padrezezinhoscj
pelo qual de vez em quando me comunicarei, quando o tempo e a saúde me permitirem. Aos 70 anos o corpo ás vezes nos prega peças.
7-Além disso, tenho um e-mail que minha sobrinha responde em meu nome. Quem precisa dele o acha. Imediatamente sabe que está falando com alguém por mim autorizada.
Qualquer outro espaço é de gente que copia minhas matérias e as reproduz. Como disse, sou-lhes grato. É sinal de que comungam de minha fé e idéias. Repercutem meus textos e clips com fidelidade. Só me ajudam. Sobretudo os que indicam a origem do texto ou da foto.
Mas há os outros… Alguns por ingenuidade e outros com manifesta má intenção, como era o caso de um senhor que, nos meus shows, por quase 20 anos, vendia fotos minhas com frases e calendários que ele inventava. As pessoas compravam pensando que era eu a lhes falar naquele português errado e totalmente diferente do meu estilo.
Um dia reclamei da falsidade da pessoa no palco e ele me ameaçou. Achava-se no direito de usar meu nome, ganhar dinheiro com minhas fotos, inventar mensagens e, ainda assim, sentiu-se injustiçado quando denunciei seu roubo.
São três ou quatro que, não contentes em transmitir meus escritos, filmes, clips e idéias, respondem como se fossem o Padre Zezinho scj a quem lhes escreve pensando estar em contato comigo. A falsificação é tão chocante e flagrante que meus habituais leitores logo percebem que não sou eu a responder. Frases truncadas, vocábulos e mensagens que eu jamais daria…
Não vem de hoje. Recentemente uma jovem recebeu de um desses falsificadores uma resposta que a feriu. Telefonou-me irada, para descobrir que não era eu e que agora tenho um twitter, mas nem sempre respondo por ele. Não tenho como impedir. Já pedi, implorei e expliquei que apossar-se do meu nome e escrever mensagens que não dei nem jamais daria, é crime e, no caso dos cristãos, atenta contra o oitavo mandamento. Deturpam minha pregação.
***
No meu site, blog e twitter, como disse, nem sempre respondo pessoalmente. Apenas posto mensagens. Reservo-me o direito de interagir ou não, a depender do tempo de que dispuser. Agora mesmo, estou concluindo três livros que tomam integralmente meu tempo. Se eu entrar, os leitores saberão que serei eu, pelo que eu disser naquele momento.
***
Darei um sinal inequívoco de que serei eu mesmo. Postarei a foto a dizer onde estou e quem estará por perto. Farei isso perto de pessoas conhecidas do público.
http://www.padrezezinhoscj.com/img/upload/613442.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário