terça-feira, 17 de julho de 2012

O povo de Deus vive unido pela fé

Notavelmente, quando nos referimos a palavra fé, o que vem primeiramente em nossa razão é que cremos e acreditamos em algo, e que este algo o qual depositamos toda nossa fé e toda  nossa confiança é Deus, autor e escritor de toda Criação. Mas o que significa a palavra fé? “Pois, bem, a fé é um dom de Deus, uma virtude sobrenatural infundida por Ele em nós cristão; a fé é uma posse antecipada do que se espera um meio de demonstrar as realidades do que não se veem” (Hb 11,1). Quando S. Pedro confessa que Jesus é o Cristo filho do Deus vivo Jesus lhe declara que esta revelação não lhe veio da carne nem do sangue, mas do Pai que está no céu.
Primeiramente, mesmo sendo tão incrédulo, Pedro acreditou que Jesus era o filho do Deus vivo, que veio para salvar o povo da morte e do pecado. Mas isso acontece por intermédio do auxilio do Espírito Santo, que infunde no coração de Pedro tal testemunho. É por esse mesmo motivo que o povo de Deus vive e permanece unido na fé e na esperança, de um dia desfrutar das benevolências prometidas por Deus, através de Abraão “o pai de todos os crentes”. 
    A epístola aos Hebreus, num grande elogio na fé dos antepassados, insiste particularmente na fé de Abraão: Foi pela fé que Abraão respondeu ao chamado, obedeceu e partiu para uma terra que devia receber como herança, e partiu sem saber para onde ia. Pela fé, viveu como estrangeiro e como peregrino na terra prometida. Pela fé Sara recebeu a graça de conceber o filho da promessa, e também foi pela mesma fé, que Abraão ofereceu o menino em sacrifício. Desde Abrão até os dias de hoje, o povo de Deus vive e continua unido neste ato de fé cristã.
O exemplo mais belo e mais perfeito que representa a fé do povo Cristão, não é outra pessoa, e não deveria ser outra além de Maria! Á Virgem Maria realiza de um modo mais perfeito e sereno a obediência da fé. Foi pela fé que Maria acolheu o anúncio e a promessa trazida pelo Anjo Gabriel, e pela mesma fé, Maria também acreditava que nada é impossível para Deus, (Lc 1,37). E foi através dessa fé, que Maria entendeu a mensagem trazida pelo Anjo: “eis aqui a Seva do Senhor", Faça-se em mim segundo a tua palavra (Lc 1, 45). O povo de Deus que caminha rumo a Santidade, também deve e tem que caminhar junto com Abraão, que é o Pai da fé, e com a Virgem Maria Mãe de Deus e nossa, que é o modelo mais puro e mais sereno da fé.

Referencia bibliográfica (Cic), Catecismo da Igreja Católica


Rogério Ivan Souza De Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário